mais e melhor
Desde sempre, assumimos perante Oliveira de Azeméis o compromisso de fazer “Mais e Melhor”. Esta tornou-se, por isso, a mensagem-chave na aplicação do Plano de Investimentos estabelecido em conjunto com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Este plano chegou ao terreno em setembro de 2020, quando foi iniciada a 1.ª fase de obra, e conhece em março de 2021 a sua 2.ª fase.
O que vamos fazer?
Vamos alargar a rede de drenagem de águas residuais do concelho de Oliveira de Azeméis. O Plano de Investimentos em curso engloba um valor de 4,3 milhões de euros. Com ele, cerca de 6.100 pessoas em mais de 2.650 habitações terão acesso a saneamento básico, que cobrirá, pela primeira vez, mais de metade do concelho (54,7%).
No pico das empreitadas, as obras contarão com dezenas de trabalhadores no concelho, estimulando a economia local.
Onde vamos fazê-lo?
A 1.ª fase da obra está a construir 26 km de condutas de saneamento em quatro localidades do concelho: Oliveira de Azeméis, São Roque, Santiago de Riba-UI e Travanca. Em São Roque e Santiago de Riba-Ul é realizado em simultâneo o prolongamento em cerca de 4 km da rede de abastecimento de água, nas zonas onde esta não esteja ainda disponível.
Março de 2021 marca o arranque da 2.ª fase do Plano de Investimentos em duas novas localidades. A intervenção em Cucujães é uma das maiores empreitadas desta obra, prevendo a extensão da rede de saneamento em 12,95 km e em 0,24 km a rede de abastecimento de água. Em Nogueira do Cravo, as redes serão aumentadas 6,54 km e 0,27 km, respetivamente. Em Macieira de Sarnes, a rede de saneamento terá mais 1,02 km.
Por que vamos fazê-lo?
Para alargar o acesso ao saneamento básico em Oliveira de Azeméis, um bem indispensável a uma melhor qualidade de vida.
Porque a ligação à rede de saneamento contribui para uma melhor gestão e preservação dos recursos hídricos:
- Encaminhamento eficaz e seguro das águas residuais para as ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais), onde se procede ao correto tratamento antes da devolução ao meio ambiente;
- Redução da contaminação dos solos e águas subterrâneas por origens não controladas, como as fossas séticas particulares.
Porque a ligação à rede de saneamento tem benefícios para o concelho e sua população:
- Melhoria da qualidade ambiental, com cursos de água e solos livres da contaminação de águas residuais não tratadas, potencia a imagem do concelho e o uso que locais e visitantes podem ter dele;
- Erradicação de potenciais focos de doença provocados por águas residuais não tratadas.
Para contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, que prevê até 2030 alcançar o acesso a água potável e saneamento para todos.
O QUÊ?
Alargamento da rede de drenagem de águas residuais, que passa a cobrir 54,7% do concelho de Oliveira de Azeméis
ONDE?
Em seis localidades do concelho: Oliveira de Azeméis, São Roque, Santiago de Riba-Ul, Travanca, Cucujães e Nogueira do Cravo e Macieira de Sarnes.
COMO?
Com um conjunto de obras de construção de rede que juntarão mais de 50 trabalhadores do concelho, estimulando a economia local
QUANDO?
1.ª fase: desde setembro de 2020
2.ª fase: desde março de 2021
PORQUÊ?
Para alargar o acesso ao saneamento básico, um bem indispensável a uma melhor qualidade de vida
INDAQUA Oliveira de Azeméis
A INDAQUA Oliveira de Azeméis é desde 2014 a empresa responsável pela exploração dos serviços municipais de distribuição de água e recolha e tratamento de água residuais no concelho de Oliveira de Azeméis.
Num concelho em que serve cerca de 20 mil clientes, no abastecimento de água, e mais de 13 mil no saneamento, numa área de cerca de 164 km2, a INDAQUA Oliveira de Azeméis tem pautado a sua atividade pela contínua melhoria do serviço prestado à população oliveirense. Nesse sentido, tem sido executado no concelho um vasto Plano de Investimentos em infraestruturas, equipamentos e alargamento de redes de água e saneamento que permitem aumentar a qualidade do serviço, com a diminuição do número de avarias, e também a sua eficácia, já que os desperdícios de água na rede passaram de 50,5% para 18%, com a intervenção da INDAQUA Oliveira de Azeméis.