mais e melhor
Esta é uma relação que conta já com mais de 10 anos. Em 2009, a INDAQUA firmou com a Câmara Municipal de Vila do Conde o compromisso de aumentar a qualidade, segurança e eficácia do abastecimento de água e saneamento de águas residuais do concelho. A última fase do Plano de Investimentos, agora em curso, dá um passo em frente e leva estas infraestruturas essenciais a todas as freguesias do concelho.
Até ao momento, a INDAQUA Vila do Conde investiu 55 milhões de euros na extensão de 214 km de redes de água e 176 km de redes de saneamento.
O que vamos fazer?
Em outubro de 2020, a INDAQUA iniciou os trabalhos para a construção de cerca de 30 km de condutas de saneamento e 12 km de redes de abastecimento de água, englobadas num investimento de 1,8 milhões de euros.
Cerca de 30 trabalhadores do concelho estarão envolvidos no pico das empreitadas, que decorrerão nos próximos meses.
Por que vamos fazê-lo?
Para alargar o acesso ao saneamento básico e à água da rede pública, dois bens indispensáveis a uma comunidade saudável.
Porque a ligação à rede pública de abastecimento de água representa diversos benefícios para os territórios e suas populações:
- Abastecimento de água permanentemente testada e com qualidade comprovada pelo regulador do setor;
- Eliminação do risco para a saúde pública que as captações particulares, como poços e furos, representam para a população, pelo facto de poderem estar contaminados de forma não visível;
- Poupança económica e ambiental, ao ser evitada a compra de água engarrafada.
Porque a ligação à rede de saneamento contribui para uma melhor gestão e preservação dos recursos hídricos:
- Encaminhamento eficaz e seguro das águas residuais para as ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais), onde se procede ao correto tratamento antes da devolução ao meio ambiente;
- Redução da contaminação dos solos e águas subterrâneas por origens não controladas, como as fossas séticas particulares.
Porque a ligação à rede de saneamento tem benefícios para o concelho e sua população:
- Melhoria da qualidade ambiental, com cursos de água e solos livres da contaminação de águas residuais não tratadas, potencia a imagem do concelho e o uso que locais e visitantes podem ter dele;
- Erradicação de potenciais focos de doença provocados por águas residuais não tratadas.
Para contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, que prevê até 2030 alcançar o acesso a água potável e saneamento para todos.
O QUÊ?
Alargamento da rede de drenagem de águas residuais, que passa a cobrir quase 100% do concelho de Vila do Conde
ONDE?
Na União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada
COMO?
Com um conjunto de obras de construção de rede que juntarão mais de 30 trabalhadores do concelho, estimulando a economia local
QUANDO?
1ª fase: 50% concluída em abril
2ª fase: conclusão da obra até julho
PORQUÊ?
Para alargar o acesso à água e saneamento, dois bens indispensáveis a uma melhor qualidade de vida
INDAQUA Vila do Conde
A INDAQUA Vila do Conde é desde 2009 a empresa responsável pela exploração dos serviços municipais de distribuição de água e recolha e tratamento de água residuais no concelho de Vila do Conde.
Nos primeiros dez anos de atuação no município, a INDAQUA Vila do Conde realizou diversos investimentos, com um valor global de 55 milhões de euros, que contribuíram de forma decisiva para aumentar o acesso a saneamento básico e também a água da rede pública segura e com qualidade consecutivamente reconhecida pela Entidade Reguladora do setor (ERSAR).