mais e melhor

Esta é uma relação que conta já com mais de 10 anos. Em 2009, a INDAQUA firmou com a Câmara Municipal de Vila do Conde o compromisso de aumentar a qualidade, segurança e eficácia do abastecimento de água e saneamento de águas residuais do concelho. A última fase do Plano de Investimentos, agora em curso, dá um passo em frente e leva estas infraestruturas essenciais a todas as freguesias do concelho.

Até ao momento, a INDAQUA Vila do Conde investiu 55 milhões de euros na extensão de 214 km de redes de água e 176 km de redes de saneamento.

O que vamos fazer?

Em outubro de 2020, a INDAQUA iniciou os trabalhos para a construção de cerca de 30 km de condutas de saneamento e 12 km de redes de abastecimento de água, englobadas num investimento de 1,8 milhões de euros.

Cerca de 30 trabalhadores do concelho estarão envolvidos no pico das empreitadas, que decorrerão nos próximos meses.

0 milhões de euros
em investimentos em redes
0 pessoas
com acesso a saneamento básico, desde 2009
0 pessoas
com acesso a água segura, desde 2009
0%
de cobertura de rede de água
0%
de cobertura da rede de saneamento

 

Onde vamos fazê-lo?

Em quatro localidades do concelho: Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada. Estas quatro localidades, que se juntam numa União de Freguesias, ocupam uma área aproximada de 22 km2.


Por que vamos fazê-lo?

Para alargar o acesso ao saneamento básico e à água da rede pública, dois bens indispensáveis a uma comunidade saudável.

Porque a ligação à rede pública de abastecimento de água representa diversos benefícios para os territórios e suas populações:

  • Abastecimento de água permanentemente testada e com qualidade comprovada pelo regulador do setor;
  • Eliminação do risco para a saúde pública que as captações particulares, como poços e furos, representam para a população, pelo facto de poderem estar contaminados de forma não visível;
  • Poupança económica e ambiental, ao ser evitada a compra de água engarrafada.

Porque a ligação à rede de saneamento contribui para uma melhor gestão e preservação dos recursos hídricos: ​

  • Encaminhamento eficaz e seguro das águas residuais para as ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais), onde se procede ao correto tratamento antes da devolução ao meio ambiente;
  • Redução da contaminação dos solos e águas subterrâneas por origens não controladas, como as fossas séticas particulares.

Porque a ligação à rede de saneamento tem benefícios para o concelho e sua população:

  • Melhoria da qualidade ambiental, com cursos de água e solos livres da contaminação de águas residuais não tratadas, potencia a imagem do concelho e o uso que locais e visitantes podem ter dele;
  • Erradicação de potenciais focos de doença provocados por águas residuais não tratadas.

Para contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, que prevê até 2030 alcançar o acesso a água potável e saneamento para todos.

O QUÊ?

Alargamento da rede de drenagem de águas residuais, que passa a cobrir quase 100% do concelho de Vila do Conde

ONDE?

Na União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada

COMO?

Com um conjunto de obras de construção de rede que juntarão mais de 30 trabalhadores do concelho, estimulando a economia local

QUANDO?

1ª fase: 50% concluída em abril

2ª fase: conclusão da obra até julho

PORQUÊ?

Para alargar o acesso à água e saneamento, dois bens indispensáveis a uma melhor qualidade de vida

INDAQUA Vila do Conde

A INDAQUA Vila do Conde é desde 2009 a empresa responsável pela exploração dos serviços municipais de distribuição de água e recolha e tratamento de água residuais no concelho de Vila do Conde.

Nos primeiros dez anos de atuação no município, a INDAQUA Vila do Conde realizou diversos investimentos, com um valor global de 55 milhões de euros, que contribuíram de forma decisiva para aumentar o acesso a saneamento básico e também a água da rede pública segura e com qualidade consecutivamente reconhecida pela Entidade Reguladora do setor (ERSAR).

0 pessoas
com acesso à rede pública de água e saneamento
0 milhões
em investimentos em redes
0
bandeiras azuis
0%
menos de água perdida na rede pública desde 2008
0%
no indicador de qualidade da água

PRECISA DE AJUDA?

CONTACTE-NOS