Na secção Contactos, poderá deixar-nos a sua mensagem.
A INDAQUA Vila do Conde mantém também todos os seus habituais canais de contacto, disponíveis para os seus clientes e para habitantes das áreas intervencionadas. Para contactar a INDAQUA Vila do Conde, podem ser utilizados os e-mails geralvconde@indaquavconde.pt, bem como os telefones 252 291 220 (apoio ao cliente; dias úteis, das 09h00 às 18h00) e 252 644 443 (avarias/piquete; 24h).
O atendimento presencial em Vila do Conde é feito, entre as 09h00 e as 17h00, no balcão situado Praça José Régio, nº 101 – r/c 4480-718 Vila do Conde.
Como em qualquer intervenção deste tipo e dimensão, poderão ser necessários cortes temporários no trânsito e/ou abastecimento de água. Estes serão sempre comunicados à população através do site da INDAQUA Vila do Conde (www.indaquavconde.pt) e do presente site (www.maisemelhor-indaqua.pt).
Os consecutivos investimentos no alargamento e melhoria nas redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais têm efeitos positivos na qualidade ambiental do território e, consequentemente, na qualidade dos seus recursos hídricos.
A ligação à rede de saneamento permite encaminhar de forma correta e eficaz as águas residuais até às Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que procedem ao seu tratamento antes da devolução ao meios ambiente. Para além disso, a não utilização das fossas sépticas (que a rede de saneamento substitui) reduz potenciais fontes de contaminação dos solos e águas subterrâneas.
Também potenciais fontes de risco para o ambiente e saúde pública constituem as captações de água particulares, como os poços ou furos, cuja qualidade não é controlada de forma constante. A ligação à rede de água apresenta-se como uma alternativa segura para o consumo de água com qualidade comprovada.
Não. A qualidade da água da torneira que chega diariamente a casa dos vilacondenses é sempre garantida pela INDAQUA, responsável pela gestão da rede de abastecimento.
Em Vila do Conde, a qualidade da água está avaliada pelo regulador como 100% segura, o que comprova que beber água da rede de abastecimento pública é seguro, para além de económica e ambientalmente mais vantajoso, por evitar a compra de água engarrafada.
No caso destas e de quaisquer outras localidades, segundo o Decreto-Lei n.º 194/2009, de 20 de agosto, é obrigatória a ligação tanto à rede de abastecimento de água como à de drenagem de águas residuais sempre que estas estejam disponíveis a menos de 20 metros da habitação.
O alargamento da rede de drenagem de águas residuais e de abastecimento de água para consumo humano previsto no Plano de Investimento fará com que todas as freguesias do concelho de Vila do Conde sejam abrangidas por estas infraestruturas essenciais.
Esta intervenção, por um lado, aumentará o correto encaminhamento de águas residuais para as ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais), trazendo inúmeros benefícios aos níveis ambiental, de saúde e de qualidade de vida, como por exemplo: redução da contaminação dos solos e águas subterrâneas por origens não controladas (fossas séticas particulares), erradicação de potenciais focos de doença e melhoria da qualidade dos cursos de água do concelho.
Por outro lado, irá crescer o número de habitantes com acesso à água da rede pública que garante total segurança aos consumidores. O acesso e ligação à rede pública, em detrimento da utilização de água de captações particulares, tais como furos e poços, evita o risco para a saúde dos consumidores e ao mesmo tempo evita a compra de água engarrafada, mais dispendiosa e nociva para o ambiente.
A INDAQUA está a executar esta intervenção no âmbito da última fase do Plano de Investimentos estabelecido em conjunto com a Câmara Municipal de Vila do Conde e mantido entre as duas entidades desde 2009.
Esta intervenção, implementada a partir de outubro de 2020, vai consistir num conjunto de obras com um objetivo principal aumentar o acesso ao saneamento básico e a água da rede pública no concelho.