O alargamento da rede de drenagem de águas residuais e de abastecimento de água para consumo humano previsto no Plano de Investimento fará com que todas as freguesias do concelho de Vila do Conde sejam abrangidas por estas infraestruturas essenciais.
Esta intervenção, por um lado, aumentará o correto encaminhamento de águas residuais para as ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais), trazendo inúmeros benefícios aos níveis ambiental, de saúde e de qualidade de vida, como por exemplo: redução da contaminação dos solos e águas subterrâneas por origens não controladas (fossas séticas particulares), erradicação de potenciais focos de doença e melhoria da qualidade dos cursos de água do concelho.
Por outro lado, irá crescer o número de habitantes com acesso à água da rede pública que garante total segurança aos consumidores. O acesso e ligação à rede pública, em detrimento da utilização de água de captações particulares, tais como furos e poços, evita o risco para a saúde dos consumidores e ao mesmo tempo evita a compra de água engarrafada, mais dispendiosa e nociva para o ambiente.