Arranque de Obra VC
INDAQUA investe mais de 1,8 milhões de euros e leva água e saneamento às freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada
Conclusão do Plano de Investimentos definido entre a Indaqua e a Câmara Municipal de Vila do Conde, em 2021, vai permitir alargar a cobertura das redes de água e saneamento a todo o concelho, fixando a taxa de cobertura da rede de água nos 98,63% e de saneamento nos 93,38%.
30 de outubro de 2020 – Está em marcha uma nova empreitada de alargamento de redes de água e saneamento em Vila do Conde, que chega agora às freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada. Com esta obra, que integra a última fase do Plano de Investimentos definido entre a concessionária e a Câmara Municipal de Vila do Conde e se traduz num investimento superior a 1,8 milhões de euros, dotar-se-á a todas as freguesias do concelho destas infraestruturas essenciais.
A conclusão do projeto e, consequentemente, do Plano de Investimentos está prevista para 2021 e fixará a taxa de cobertura de saneamento nos 93,38% (face aos 64,96% registados no início da concessão, em 2009) e a cobertura da rede de abastecimento de água nos 98,63% (inicialmente de 73,87%).
Desde o arranque da concessão, e no âmbito do Plano de Investimentos então definido, a INDAQUA já aplicou mais de 50 milhões de euros no alargamento de redes, sendo que o compromisso da concessionária para com a manutenção da qualidade das redes de água e saneamento operadas prevê ainda investimentos associados a intervenções de melhoria num valor superior a 16 milhões de euros, dos quais foram aplicados, até ao momento, cerca de 4,8 milhões.
“Os sólidos investimentos que temos realizado no município permitem-nos, por um lado, fazer chegar água com qualidade comprovada à torneira dos consumidores e, por outro, dar às águas residuais o correto encaminhamento para tratamento nas ETAR”, explica Alexandre Leal, Diretor Geral da INDAQUA Vila do Conde. “No entanto, sabemos que existe ainda uma parte da população que, apesar de ter acesso à rede pública, continua a optar por sistemas particulares, como os furos e as fossas, o que, para além de constituir um risco para a saúde pública, é também um risco ambiental devido à possibilidade de provocarem contaminações dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, pelo que continuaremos empenhados na sensibilização da população para esta questão e a adoção de comportamentos mais responsáveis”, acrescenta.
As obras vão decorrer de acordo com as normas de prevenção, proteção e segurança que constam no Plano de Contingência da INDAQUA e nas diretrizes da Direção Geral da Saúde, em vigor a nível nacional. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, contactar a INDAQUA Vila do Conde através do 252 291 220 ou do e-mail geralvconde@indaquavconde.pt.
Sobre a INDAQUA:
Fundada em 1994, o Grupo INDAQUA é líder na gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais, e um dos maiores operadores no universo das concessões municipais em Portugal, servindo mais de 600 mil pessoas.
Ao assegurar a prestação de serviços que permitem suportar todo o ciclo da água doméstica, a INDAQUA é igualmente uma referência a nível global no que respeita ao indicador mais relevante do setor: a redução de perdas de água na rede de abastecimento.
Com uma equipa de 580 colaboradores, o Grupo INDAQUA agrega, além da holding, oito empresas em Portugal – entre as quais seis concessões e uma participação numa empresa municipal de água – e uma em Angola.
Através da subsidiária Aqualevel, atua ainda ao nível do apoio, manutenção e monitorização de infraestruturas, tanto ao nível do suporte tecnológico como do apoio à gestão e operação.
Globalmente, a INDAQUA desenvolve atividade em Angola, nomeadamente, nas áreas de projetos de engenharia e assessoria técnica no setor da água e saneamento. Além de apoiar os sistemas que gere com estas múltiplas valências, e empresa disponibiliza os seus serviços a variadas empresas do setor e a entidades públicas.
A INDAQUA é participada do Grupo Miya, especialista em soluções de gestão de recursos hídricos e de redes urbanas de água, presente em vários países da Europa, assim como nas Caraíbas e em África, servindo atualmente mais de 1 milhão de pessoas.